Retenção de funcionários começa com um recrutamento estratégico

A retenção de funcionários será o foco para muitas empresas no próximo ano, à medida que a demanda por trabalhadores talentosos aumenta. A substituição de um empregado que pede demissão pode custar muito caro, além de que algum trabalho ou projeto pode ficar paralisado ou inacabado enquanto você busca a substituição. No entanto, um dos passos mais importantes, que muitas empresas estão tomando para aumentar sua taxa de retenção é se concentrar em contratar as pessoas certas em primeiro lugar. Aqui estão algumas ideias a considerar quando você está desenvolvendo uma estratégia de recrutamento de funcionários com a retenção em mente.

Mapeie as oportunidades de crescimento em cada função

Ao criar suas descrições de cargos e entrevistar os candidatos, não se concentre apenas nas responsabilidades imediatas da posição. Descreva como a pessoa nesta função poderá crescer em sua carreira por meio de oportunidades como treinamentos, certificações, participação em projetos estratégicos e até coordenação tais projetos ao longo do tempo. Descreva um caminho possível para este avanço. Por exemplo, um assistente administrativo pode ser promovido a uma posição de supervisor ou a um assistente executivo. Ajude os candidatos a ver como eles podem crescer com sua empresa durante toda a carreira.

Procure sinais de foco e comprometimento

Ao avaliar os candidatos, identifique por quanto tempo eles trabalharam ativamente em seu campo de atuação e em quantas empresas eles trabalharam. Os candidatos estão procurando um lugar para se estabelecer e crescer, ou eles têm um padrão de mudar de empresa ou carreira com frequência? Embora o comportamento histórico nem sempre preveja ações futuras, alguém com um longo histórico de movimentos laterais e mudanças de emprego pode não ser o contratado ideal quando a retenção de funcionários é uma prioridade estratégica.

Crie um processo de “onboarding”

Os funcionários que têm bom relacionamento com seus gerentes e pares são menos propensos a deixar uma empresa. Construir relacionamentos fortes começa  no processo de contratação. Garanta que gerentes e colegas de equipe tenham um papel no processo de seleção e entrevistas dos candidatos. Crie uma estratégia e um processo integração bem estruturado que fuja da tradicional integração de um dia. Crie um processo de onboarding.

“ONBOARDING É UM PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ‘EXPERIÊNCIA’ QUE COMPREENDE DO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO AO FIM DO PRIMEIRO ANO DO EMPREGADO NA EMPRESA.”

_ Boston Consulting Group in Creating People Advantage

Desenvolva um senso de ajuste cultural

O termo “ajuste cultural” pode significar coisas diferentes para diferentes recrutadores. No entanto, uma posição que exija viagens ao exterior, longos dias no escritório ou estar de plantão nos finais de semana é improvável que seja a opção certa para um candidato cujas principais prioridades são, por exemplo, a flexibilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Aproveite o tempo para esclarecer aos candidatos sobre o que é trabalhar na sua empresa. O tipo certo de funcionário se identificará com sua cultura. Quanto mais claro você for sobre a experiência que você oferece e o que você espera dos candidatos no início do processo, maior é a probabilidade de você atrair candidatos que se encaixam bem com as necessidades de sua empresa.

Embora a retenção de funcionários deva ser uma prioridade para empresas que desejam gerenciar custos e cultivar sua próxima geração de líderes, lembre-se de que o processo começa com o recrutamento dos funcionários. Considere os candidatos com um histórico de estabilidade e ajude-os a serem bem-sucedidos, promovendo relacionamentos fortes, comunicação aberta e um caminho de crescimento de longo prazo para o sucesso na carreira.

Por: Daniel Luz de Carvalho | Chief Learning Officer na Universo Corporativo

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